Ganhar Dinheiro

Método Passo a Passo lhe Ensina Como Ganhar Dinheiro com seu Site

Como Criar um Site o Guia Completo e Definitivo (com Joomla)

Por que você vai adorar esse guia de como criar um site.

Como Criar um Site o Guia Completo e Definitivo (com Joomla)

Eu organizei só o que importa em passo a passo

Depois de mais de 10 anos trabalhando na área de desenvolvimento e com experiências diversas sem dúvida eu vi um pouco de tudo e neste guia eu organizei para que ficasse tudo muito simples e fácil para você criar seu site.

Este guia está atualizado

Uma das grandes dificuldades que encontramos na internet é a desatualização dos conteúdos além de conteúdos enganosos, muitas pessoas que nunca criaram um site ou que são expertes em outras profissões tentando ensinar o que não sabem. Neste guia você não terá esse problema.

Plataforma Específica e de alto desempenho

Seu site será criado e configurado na plataforma certa e da maneira correta.

Você pode pedir ajuda

Eu ofereço ajuda gratuita por e-mail e até mesmo nos comentários dos meus principais canais de comunicação, Facebook, Youtube e Google Plus. Fico sempre feliz em esclarecer quaisquer dúvidas.

Você quer saber mais sobre Como Criar Blogs ou Sites Verdadeiramente Profissionais? Insira seu e-mail logo abaixo

Pode ficar tranquilo, nós também odiamos SPAM, só lhe enviaremos e-mail com conteúdo de qualidade ;-)

3 etapas simples para criar seu próprio site.

Você aprenderá a....

  • Escolher uma plataforma de construção de site
  • Escolher um nome de domínio e uma hospedagem
  • Configurar, projetar e ajustar seu site

Passo #1: Escolha a plataforma do seu site.

Antes de você se preocupar com cores e como será o layout do seu site se ele dará piruetas ou apenas fará o básico é necessário decidir de forma sábia em qual plataforma você irá criar seu site.

O que é uma plataforma?

Logo quando comecei a criar sites em 2007 a maioria dos desenvolvedores criavam sites na mão digitando códigos e alguns que parecia estar tecnologicamente avançados utilizavam ferramentas estilo Dreamweaver que na verdade ainda necessitava que muito código fosse digitado.

Tanto as linguagens como as ferramentas tinham uma curva de aprendizagem muito grande e demorava até que alguém conseguisse criar um site completo.

Mas, o mundo mudou e já alguns anos surgiram os CMS (Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo) como Joomla fizeram a criação de um site ficar acessível a todos.

As três plataformas para você criar um site mais populares do momento.

Antes de mostrar um gráfico com os dados dos 3 melhores CMS do momento é importante desmistificar algo bem enraizado no mundo dos criadores de sites.

Não existe melhor CMS!

Isso mesmo, não existe e acredito que nunca existirá um melhor CMS, eu conheço cerca de 30 CMS, quando digo que conheço é por que tive um mínimo relacionamento com eles.

Quando você conhece e trabalha com vários CMS você percebe que 90% deles são ferramentas especiais para uma ocasião especial.

Alicates e CMS

Vai dizer para um profissional que utiliza alicates que estes três mostrado acima são iguais. Mas, todo mundo gosta de brigar pelo que ama e com pouco conhecimento técnico isso se amplifica.

Então é por esse motivo que você já deve ter visto alguém dizendo por aí: Faça seu site nesse CMS ele é o melhor.

No momento a realidade dos números pelos motivos citados acima é esse:

Alexa os CMS mais Instalados

Esse gráfico foi gerado pelo Alexa rank, o próprio Alexa gerou baseado em mais de 2 milhões de sites.

Quando se trata de um mapa mundial Joomla representa 3% da internet. No momento que escrevo esse artigo a internet tem 1.146.984.00 (Um bilhão cento e quarenta e seis milhões e novecentos e oitenta e quatro mil).

Mas enfim... voltando ao objetivo os CMS ajudarão você iniciante que não sabe nada de programação a criar sites que nem mesmo muitos que se dizem profissionais irão conseguir.

Por que Joomla e não construtores de site?

No momento em que escrevo esse artigo a maneira mais fácil e profissional de se criar um site sem saber programar é utilizando um CMS.

Mas o mais importante é:

É totalmente gratuito com milhares de templates para você escolher. O Joomla não custa nenhum centavo para baixar e instalar e há uma comunidade gigante facilitando a vida de quem está começando.

O Joomla 3 é poderoso simples e amigável

Se você sabe criar documentos no Word então está preparado para criar seus novos conteúdos no seu site construído em Joomla. Além de poder ser expandido com a ajuda de plug-ins, componentes e módulos. Você pode adicionar praticamente qualquer coisa que imaginar, galeria de imagens, formulários de contato, formulários básicos e avançados, conexões com redes sociais e muito mais.

Serve para site pequeno ou site grande

Hoje além de Joomla estar sendo utilizado por milhões de sites em volta do mundo ele é utilizado por grandes empresas e instituições

Site da Harvard University - Construido com Joomla

Site Harvard University - Joomla

Site Linux - Construido com Joomla

Site Linux - Joomla

Você pode conferir muitos outros aqui

  • Sites 100% responsivo
  • Quando você criar um site com Joomla ele será **100% responsivo** isso significa que ele se adaptará a todos dispositivos móveis, mas além do Front ser responsivo o Back também é. Isso significa que a sua administração também se adapta a dispositivos móveis que você pode publicar conteúdo diretamente do seu celular.
  • Suporte da Comunidade, desenvolvedores e usuários.
  • Por Joomla ser utilizado em boa parte do mundo e por sua comunidade ser grande você nunca ficará sem um suporte para imprevistos, você pode ir diretamente na comunidade e pedir ajuda ou simplesmente fazer uma pesquisa no Google e verá a quantidade de artigos que existe para lhe ajudar a resolver algum problema.

CMS bons existem muitos, mas eu ainda prefiro utilizar Joomla.

Já disse isso no vídeo em que eu revelo uma série de técnicas profissionais na criação de sites , já trabalhei com diversos CMS, criei projetos para necessidades diferentes de vários clientes e acredito que Joomla é uma solução incrível.

Worpress poderíamos dizer por N fatores que é o que mais se aproxima de Joomla em suas capacidades, porém ele é pouco flexível, principalmente para grandes projetos.

Drupal é sem dúvida uma plataforma incrível, mas ele talvez nem devesse se chamar de CMS, por que ele tem uma curva de aprendizado muito íngreme além de precisar de muito código para construção de qualquer projeto. Se você é um programador sem dúvidas pode se apaixonar por Drupal, mas se é um iniciante acho melhor não escolhe-lo.

Para iniciantes eu sugiro Joomla

É sem dúvida a plataforma que comtempla o maior universo de possibilidades além de trabalhar com Joomla a mais de 10 anos. E sempre atende a Designers, Freelancers, Empreendedores, Empresas pequenas, médias e grandes além de usuários comuns que tem sites incrivelmente básicos.

  • Na etapa 2 eu irei lhe ajudar a escolher o melhor domínio para seu site e encontrar a melhor hospedagem para ele.
  • Na etapa 3 eu vou lhe ensinar a instalar seu site em Joomla. Não precisa ficar preocupado, eu irei detalhar todos os passos e também utilizarei muitas imagens para ilustrar e exemplificar.

Passo 2: Encontre um nome de domínio e uma hospedagem

Para ter um site online você irá precisar de duas coisas:

  • Um nome de domínio (algo como nomedoseusite.com.br)
  • Hospedagem (Um serviço que conecta seu site a internet)

A plataforma Joomla é totalmente gratuita, porém o domínio e a hospedagem têm um custo em torno de R$30,00. No entanto se analisarmos a situação da economia hoje, esse valor é o preço de um café com um pão na chapa.

Possuir um nome de domínio é muito mais profissional e lhe trará uma liberdade incrível para divulgar seu site sem divulgar indiretamente outras marcas como seunome.blogspot.com

Ter sua própria hospedagem é como ter sua própria casa, você controla as regras e não tem problemas com desempenho.

Onde posso contratar minha hospedagem e domínio?

Depois de utilizar muitas hospedagens famosas, mas de péssimos serviços eu acabei encontrando a Hostgator isso faz alguns anos e desde então não tenho mais tido problemas com a hospedagem ou mesmo com suporte. Por isso a hospedagem que eu costumo indicar para meus alunos é a Hostgator

Claro que você pode hospedar seu site em outros serviços ou tentar hospedar por conta própria, mas isso pode ser bastante complicado e no final sempre trás muitas dores de cabeça. Por isso costumo tentar ajudar mostrando o caminho das pedras e lhe poupando tempo e dinheiro.

Em relação ao domínio quando você o configura em sua hospedagem você consegue ter também e-mails mais profissionais como por exemplo contato@seudominio.com.br ou seunome@seudominio.com.br

Se você deseja saber mais sobre hospedagens você pode ler meio artigo O que é Hospedagem?

Se você já tem um nome de domínio e hospedagem então siga em frente pule para etapa 3 onde vou lhe explicar como irá configurar seu site.

Que tipo de domínio devo escolher?

De maneira objetiva e simples: Se você está criando um site para uma empresa, seu domínio deve corresponder ao nome da empresa. Por exemplo suempresa.com.br

Se você está criando um site para você mesmo então seu nome pode ser uma ótima escolha, inserindo nome e sobrenome por exemplo vagnerdebrito.com.br

Se você já assistiu algumas aulas minhas então já ouviu falar sobre nicho e palavras chaves. Se você quiser criar um site para atacar um nicho especifico seu domínio pode ser a palavra chave desse nicho. Por exemplo: comoemagrecerrapido.com.br ou comofazerarroz.com.br

Se você deseja saber mais sobre domínios eu tenho um artigo detalhado sobre isso, inclusive explico as diferenças entre as extensões de domínio e falo mais um pouco sobre qual você deve registrar se tiver dúvida.

O que é um domínio?

Passo 3: Vamos configurar e criar seu site.

Depois de ter comprado o seu nome de domínio e configurado a sua hospedagem, você está bem no seu caminho! Agora é hora de colocar o seu site em funcionamento. A primeira coisa que você precisa fazer é instalar o Joomla em seu domínio.

Instalando o Joomla

Eu tenho uma vídeo aula onde ensino a instalar o Joomla localhost se você não sabe o que é isso então siga em frente.

Para instalar o Joomla em alguns segundos você pode utilizar o recurso da Hostgator ou de outra hospedagem que você tenha contratado.

  1. Faça login na sua conta de hospedagem.
  2. Vá para o painel de controle.
  3. Procure por uma área com nome de Software ou Serviços e depois clique no ícone escrito Instalador de aplicativos (QuickIInstall).
  4. Escolha a opção Joomla.
  5. Escolha o domínio onde você deseja instalar seu site.
  6. Clique no botão "Instalar agora" e você terá acesso ao seu novo site em Joomla.

... ou instalação manual (se necessário)

Nesse caso você deve assistir a minha aula que ensino a fazer a instalação manual do Joomla.

Algumas hospedagens podem não oferecer a opção e instalação de CMS com um clique nesse caso tome cuidado essa hospedagem pode não ser bom negócio.

Escolhendo um template/modelo para seu site.

Depois de instalar o Joomla em sua hospedagem você verá um site bem simples e bem clean (limpo)

Joomla Template Padrão

Mas com certeza você quer personalizar seu site para que ele tenha a cara do seu negócio ou empresa. Joomla oferece milhares de templates GRATUITOS e se você quiser ser mais especial pode utilizar os pagos também veja alguns exemplos abaixo.

Template Joomla Responsivo Template Joomla Responsivo Restaurante

Nesse momento será muito divertido para várias pessoas por que você irá procurar o tema que melhor se adequa a sua empresa e também o que você mais gosta.

Só tome cuidado para não gastar muito tempo nessa tarefa, quando você vê a quantidade de templates é muito comum de se esquecer de tomar banho e comer, mas sabemos que existe hora para tudo né ;-)

Vou deixar aqui links de três grandes sites de templates para Joomla dois gratuitos e um pago.

Joomla 24

Joomla Perfect

Theme Forest

Nesse momento já posso lhe dar um dica e ao mesmo tempo lhe mostrar um diferencial de Joomla para concorrência. Quando você acessar os sites de templates eles irão lhe informar para qual versão do Joomla o template serve normalmente é sempre para a intermediária e atual. Nesse momento a atual é Joomla 3.6

Isso é importante para você saber se esses complementos estão de acordo com a versão da plataforma assim você não corre o risco de instalar algo antigo e dar problemas.

Instale o seu novo template/modelo

Depois de encontrar o tema perfeito para você, instala-lo é muito simples. Acesse a administração do seu site Joomla e no menu do topo vá até a opção Extensões e clique na opção Gerenciar.

Joomla Instalando Template

Depois clique no Botão Escolher Arquivo

Joomla Instalando Template

Após escolher o arquivo do template baixado para seu computador então você pode clicar agora no botão Upload e Instalar.

Joomla Instalando Template

Se tudo ocorrer bem irá aparecer a mensagem de Sucesso informando que o template foi instalado com sucesso.

Joomla Instalando Template

Depois para ativar seu novo template basta ir no menu superior e na opção Extensões e então clique em Temas.

Joomla Instalando Template

Agora observe que existe uma coluna que está escrito padrão, nesta coluna tem umas estrelas para tornar seu novo template o template padrão você precisa clicar na estrela correspondente ao nome do seu novo template.

Joomla Instalando Template

Depois para configurar as opções do seu tema como Logo e outras informações basta acessar o template clicando em cima do nome dele.

Joomla Instalando Template

Criando sua primeira página

Para criar a primeira página do seu site acesse no menu do topo a opção Conteúdo e depois clique na opção artigos.

Criar uma Página em Joomla

Você será direcionado para o gerenciador de artigos. Agora basta clicar no botão Novo Artigo.

Criar uma Página em Joomla

Irá abrir a área onde você irá preencher para criar sua primeira página. A primeira opção é o Título insira o título que deseja dar para está página.

Criar uma Página em Joomla

Depois na caixa logo abaixo que tem um editor de texto você irá inserir o texto que aparecerá em sua página, para isso você pode copiar e colar de algum outro lugar ou digitar o texto diretamente no editor.

Criar uma Página em Joomla

Agora que seu texto já foi digitado você pode inserir uma imagem para deixar tudo mais bonito. Para inserir uma imagem clique no botão de Imagem que aparece no Editor.

Criar uma Página em Joomla

Depois escolha sua imagem e clique nela para seleciona-la.

Criar uma Página em Joomla

E por fim clique no botão Inserir

Criar uma Página em Joomla

A imagem por padrão será inserida no meio do texto, mas normalmente inserimos a imagem do lado do texto, para efetuar a alteração, iremos clicar em cima da imagem.

Criar uma Página em Joomla

E depois clicamos no Botão de Alinhamento a Direita que aparece em nosso editor.

Criar uma Página em Joomla

Agora nossa imagem está alinhada à direita do nosso texto.

Criar uma Página em Joomla

Para finalizar iremos até o topo e clicamos no Botão Salvar e Fechar.

Criar uma Página em Joomla

Neste tutorial Como Criar um Site a ideia foi lhe ensinar e alertar sobre:

  • 3 Etapas simples para Criar seu Site
  • Escolher uma Plataforma (CMS) profissional para criar seu site
  • Um pouco sobre Joomla e por que ele é uma excelente escolha
  • Como escolher o melhor domínio
  • Como escolher uma boa hospedagem
  • Instalando seu site em 1 minuto
  • Procurando e baixando templates
  • Instalando templates no Joomla
  • Criando sua primeira página
  • Inserindo imagem na sua página

Conclusão

Com Joomla você conseguirá criar desde um site básico com 5 páginas até portais gigantes como UOL ou GLOBO, você pode também criar diversos outros tipos de sites configurando componentes e plug-ins, se você deseja aprender a criar sites profissionais no Joomla acesse o Curso Como Criar Blogs e Sites Profissionais sem Saber Programar

Se você quer criar um site profissional porém mais simples e rápido por que seu tempo está muito curto então está é a solução para você. 3 Métodos Únicos de Como Criar um Site Grátis que Vale R$3.000,00 em 60 Segundos, sem Saber Programar.

Se você NÃO quer criar um site profissional e deseja utilizar um construtor de site então acesse esse outro tutorial .

Criar Blog

Como Criar Blog Profissional de Sucesso sem Saber Programar